Natureza Urbana
- Vinicius Eira
- 19 de fev. de 2017
- 1 min de leitura
Muita gente diz que para Londrina ficar perfeita, só falta um mar. Bom, a cidade de fato não tem mar, mas tem muitos rios. Calcula-se que apenas na região urbana (20% do território do município) correm 84 córregos. Nos outros 80% de área rural estima-se a existência de 600 cursos de água, de diversos tamanhos – muitos até sem nome.
Esses 84 córregos urbanos são divididos em quatro microbacias hídricas. Microbacia Jardim Botânico na zona sul, microbacia Água Fresca na região central, microbacia dos Crentes na zona leste e microbacia Cabrinha no norte da cidade. Os rios nascem do leste para o oeste e são afluentes do rio Tibagi.
Além de inúmeros rios, existem cachoeiras no meio urbano. Próximo ao pontilhão do Jardim Tokio tem uma. No ribeirão Cambézinho, perto do centro, tem outra. E na região sul, próximo ao shopping Catuai encontramos o córrego do Tatu, afluente do ribeirão Cafezal – a registrada nessas fotos.
O córrego do Tatu tem água pura e muitas pedras. A cachoeira possui cerca de 10 metros. É razoavelmente preservada e pouco visitada. Entretanto, por mais que não seja tão visitada, algumas pessoas jogam latas de cerveja nas pedras, esquecem roupas e até uma caixa de leite foi encontrada entre troncos.
Essa natureza urbana pode estar ameaçada, pois o lugar em volta está se desenvolvendo e a poluição pode deteriorar, não só o córrego do Tatu, como todos os rios. Cabe ao homem cuidar de fato da sua natureza, e dos patrimônios de sua cidade.

.
Comments