Na flor da idade
- Julia Ilkiu
- 17 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
Marceliano Ilkiu é meu avô. Ele tem 82 anos, embora na identidade conste 80, pois foi registrado posteriormente. Nascido em Gerenal Carneiro, o senhor das fotos morou em mais três cidades para então chegar em Londrina, onde reside atualmente. O último município foi Jandaia do Sul, onde passou boa parte trabalhando no IBC (Instituto Brasileiro do Café), inspecionando o valioso grão. Porém, houve um rompimento que o obrigou a deixar a amada Jandaia e vir para Londrina, há cerca de 10 anos.
Maria Aparecida Adorno Ilkiu se casou com Marceliano aos 16 anos, desde então compartilham cada momento da vida, inclusive a dificuldade de adaptação em uma cidade muito maior do que estavam acostumados. O casal comprou uma casa e para que Marceliano pudesse ter uma parte do campo em sua rotina, criou diversas plantas em seu quintal. Conforme o tempo passava, o jardim ficava cada vez menor. Isso o levou a fazer um acordo com o dono da data vazia em frente à sua casa, para montar uma horta digna de suas habilidades.
Não havia ser humano mais feliz do que esse senhor enquanto cuidava da horta. Eram diversos maços de salsinha, manjericão, espinafre, tomate, alface e outras verduras buscadas semanalmente pela família e vizinhos. Foram assim, todos os dias, por quase 9 anos. Até que no último mês, o dono do terreno informou que logo construiria uma casa. A tristeza o pegou de jeito. Marceliano não demonstra muito, mas o carinho sentido por aquela horta transbordava até pelas mãos calejadas. Então o matagal e ervas daninhas já estão tomando conta do terreno. Diz ele que não pretende mexer mais com esse tipo de trabalho, mas a paixão escondida pela agronomia me faz duvidar.
Comments